Letramento
No dia 02 de maio de 2013, a professora nos apresentou um texto sobre a importância di Letramento. Foi observado que:
Segundo Magda Soares (2001) a palavra Letramento começou a ser usada depois que o conceito de alfabetização tornou-se insatisfatório. Não basta mais saber ler e escrever, é preciso saber fazer o uso da leitura e da escrita.Depois que a sociedade se atualizou, tornou-se cada vez mais centrada na escrita multiplicou as demandas de leitura e escrita não somente no papel, mas também na nova cultura da tela, por meios eletrônicos, não basta ser somente alfabetizado.
Sem a leitura e a escrita o homem deixa de se comunicar com seus semelhantes e se torna um ser alienado em relação ao mundo.
A ausência de leitura em nossa vida nos exclui de acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor, enfim, são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras.
A definição de Letramento é o resultado de “letrar-se”, se dermos ao verbo ‘letrar-se” o sentido de “tornar-se letrado”.
A grande diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado:um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado é aquele que vive em estado de letramento, não só aquele que sabe ler e escrever, mas que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica, responde adequadamente às demandas sociais das mesmas.
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. Para entrar nesse universo do letramento, o aluno precisa se apropriar-se deste hábito. A alfabetização e o letramento se somam, são complementos. Enquanto que “alfabetizar” significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita “letrar” levá-la ao exercício das práticas