letramento e capacidades de leitura
Leia o artigo “Letramento e capacidades de leitura para a cidadania” de Roxane Rojo. Disponível: http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf e responda a questões que segue:
De acordo com Rojo, o conceito de letramento está centrado nas práticas sociais e a escola tem exigido uma pequena parcela das capacidades de leitura dos alunos. Nesse caso, discorra de forma reflexiva, em até 15 linhas, sobre o conceito de letramento discutido no texto e as capacidades de leitura. (2.5)
O processo de letramento é uma prática social, algo a mais que alfabetizar, pois é um conjunto que engloba a leitura e a escrita de modo que, não é só saber ler e escrever, mas sim, praticar de maneira idônea a escrita e a leitura. Nas salas de aula a dificuldade se abate frequentemente por a maioria dos alunos serem alfabetizados, mas, não letrado, pois lê o que lhe propõe, mas geralmente não entende o que lê, pois essas habilidades não podem ser implantadas de forma mecânica, pois as escolas ficam presas em textos limitados da tradição escolar, e não pode ser assim, os professores tem que abrir novos horizontes, buscar novos meios da pratica da leitura, buscar saber qual assunto que os alunos mais gostam, por exemplo, (poesia, ficção, romance, terror, suspense, piada, etc.) com isso dar livros sobre o determinado assunto, através disso vão apreender a obter e a gostar de praticar o ato da leitura, e começar a buscar novas fontes de leitura.
Atividade das aulas 03 e 04:
Leia o artigo “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO: UMA VISÃO IDEOLÓGICA” de Silvania Faccin Colaço e responda: (1.25)
a) O que seria o modelo ideológico de letramento, segundo a discussão do texto?
O modelo ideológico envolve o autônomo, mas é mais abrangente que este, pois as práticas de letramento são determinadas por características sócio-históricas, dependentes do período e do local em que ocorrem.
Leia o artigo