letramento e aufabetizaçao
844 palavras
4 páginas
A OBSERVAÇÃO E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILA criança é um ser completo, tendo sua interação social e construção como ser humano permanentemente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação ...Avaliar é algo próprio da natureza humana, o tempo todo expressam juízos de valor sobre algo, mas quando o termo é pronunciado logo nos remetemos ao contexto escolar.
Ao avaliar o desenvolvimento de uma criança ou de um aluno estamos também analisando e refletindo sobre o conjunto de oportunidades de aprendizagens que foram planejados pelo professor e quando está a serviço do sucesso de ambos tudo se torna mais fácil, saímos do campo da disputa para a construção da parceria indissociável. A observação não é apenas um instrumento descritivo, mas um recurso de investigação e indispensável a quem acompanha o desenvolvimento da criança valorizar o momento onde ela passa durante sua manifestação espontânea ou não, pode revelar ou desvelar saberes, desejos e intenções sobre si mesmos e sobre o mundo.
Quando o professor se predispõe a ouvir e enxergar o fazer, o falar e valorizar os momentos de interação (criança-criança, criança-materiais e criança-professor) com certeza terá um rico material para planejar sua prática levando em consideração o que elas já sabem e respeitando o seu tempo de criança.
A criatividade uma das chaves para compreender o mundo.Sair do registro meramente comportamental para