Letramento e Alfabetização
Estar alfabetizado é um fenômeno de aspectos abrangentes, que vão além de simplesmente decodificar o código da língua escrita. Não há uma definição concreta para o termo, pois, são processos contínuos de construção, sendo eles, da leitura e da escrita.
Tanto a leitura, quanto a escrita, demandam um conjunto de habilidades complexas e conhecimentos múltiplos.
A leitura pode ser entendida como um conjunto de habilidades, tais quais, a de decodificar a escrita, ou seja, símbolos escritos, e também a capacidade de entender o sentido do texto, bem como, a habilidade de interpretar, de comparar e de refletir sobre o mesmo. O leitor deve possuir entre uma gama de habilidades, a capacidade de diferenciar os diversos tipos de textos existentes, como por exemplo: uma carta, um cardápio, uma receita entre outros.
No que diz respeito a escrita, as habilidades vão da capacidade de transcrever unidades sonoras e símbolos, até a capacidade de comunicar-se de maneira adequada, ou seja, habilidade de organizar pensamentos, e expressá-los através da escrita, porém de forma coerente, usando ortografia e pontuação correta. Assim como na leitura, o escritor deve possuir entre outras habilidades, a de conhecer e distinguir os diferentes tipos de textos e consequentemente escrever do mais simples ao mais complexo texto.
Sendo assim, definir o que é estar alfabetizado torna-se uma problemática, considerando os diversos pontos que indicam os diferentes tipos e níveis de habilidades e conhecimento relacionados a leitura e a escrita.
Etapa 2 – Principais Características dos Gêneros Textuais
2.1 Contos
• Narrativa curta e com poucas personagens.
• Acontecimentos breves sem complicação de enredos.
• Apenas um clímax, onde a tensão da história atinge seu auge.
• Linguagem simples e direta, sem muitas figuras de linguagem ou expressão com pluralidade de sentidos.
2.2 Fábulas
• Narrativa alegórica em