letramento e alfabetização
O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra.
Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo depois revelaram o mundo e seguir escreveram as palavras.
Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sócias da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. As vezes a criança lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada.
Alguma pessoas do grupo começou processo de alfabetização na Educação Infantil e outras já entraram nas séries iniciais , utilizando a cartilha como método de alfabetização,mas em todas as situações temos a lembrança de professoras bondosas como nossa fonte principal em nossas alfabetizações.
Estar Alfabetizado é...
Designa-se por letramento o resultado da ação de ensinar, ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um individuo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
Uma criança que vive em um ambiente em que se leem livros, jornais, revistas ou outros tipos de literatura a nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados, nem outras pessoas de seu convívio lhe forneça este contato.
Atualmente o ensino passa por um momento complicado, pois a criança é alfabetizada, mas não é letrada. Ela lê o que esta escrito, mas não consegue compreender, interpretar o que leu, e isso faz desse indivíduo com muitas limitações.(Eliene Santos).
Estar