Letramento em identidade e localização
A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive, portanto um ambiente que propicie interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da história pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e que acima de tudo são muito importantes.
Neste projeto as crianças irão vivenciar práticas diversas que partem da ideia de heterogeneidade cultural, social, geográfica e histórica, provocando a reflexão sobre modos distintos de ser e viver.
Espera-se que ao término deste, ter sanado algumas dúvidas e ampliado o conhecimento, entrelaçando as disciplinas como em uma teia construída de acordo com as múltiplas inteligências, formando cidadãos autônomos, capazes de tecer relações e localizar-se temporal e espacialmente.
Objetivos: * Conhecer a história de seu nome e seu significado; * Compreender a história de seus colegas a partir de sua; * Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos; * Integrar dados pessoais relacionados