Lesões decorrentes da prática da Cavalgada
A cavalgada é um esporte realizado em ambientes naturais, praticado com cavalos. Geralmente é praticada em regiões de beleza naturais, combinando o prazer de cavalgar com o de apreciar o meio ambiente. É um esporte realizado em grupos, com destino a determinada localidade de beleza natural ou de importância histórico-cultural com o objetivo de vencer obstáculos.
LESÕES QUE PODEM SER OCORRENTES NA PRATICA DO ESPORTE
As lesões que ocorrem com frequência na realização do esporte, são: lombalgia, pubalgia, bursite da pata de ganso, distensão de adutores do quadril.
O tratamento preventivo dessas patologias são fundamentais, pois a instalação de uma dessas lesões podem levar ao afastamento do cavalheiro, para um tratamento correto, de forma que não haja a cronicidade da lesão.
LOMBALGIA
Ocorre pelo aumento da lordose fisiológica, impacto repetitivo sobre a região lombar durante o galope, provocando dor na região da coluna lombar. O problema acentua-se durante a longa permanência na posição sentada associada também a inclinação anterior do tronco.
PUBALGIA
É a dor na sínfise pública de causa inflamatória ou traumática ( advém de queda sentado que ocorre na mobilidade de salto ou descolamento lateral rápido que ocorre no jogo de pólo). Está relacionado com esforços anormais na sínfise causadas por movimentos repetitivos. A sínfise púbica sofre ação dos músculos abdominais, coluna vertebral isquiostibiais, iliopsoas, reto femural e adutores do quadril.
Sinais e sintomas: dor à mobilização impedindo a abdução associada à flexão ou movimentos combinados do quadril. Ocorre dor na abdução passiva e adução resistida. Pode ser uma dor difusa que irradia para o abdome, inserção dos adutores, articulações do quadril, coxa, região inguinal e região supra pública. As dores nos músculos adutores, abdominais, pelviotrocanterianos, quadrados lombares e retos da coxa se justificam pelo desalinhamento da sínfise púbica pelo encurtamento dos