Les-lupus eritematoso sistemico
O que é?
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune de causa desconhecida.
Acredita-se que a doença acontece quando, em pessoas geneticamente predispostas, ocorre a ação de agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) que, ao entrar em contato com o sistema imune do indivíduo, induzem o mesmo a produção inadequada de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (são denominados auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas.
Há períodos de inatividade que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes podem não desenvolver complicações graves. Não é transmissível e suas manifestações variam muito de um paciente para outro. Há casos simples (que exigem intervenções médicas mínimas) e graves (com danos a órgãos vitais, como: pulmão, coração, rim e cérebro).
Hoje, em dia, o LES é uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas. Devido ao melhor conhecimento médico e avanço em métodos diagnósticos o LES tem sido diagnosticado com mais freqüência e seu prognóstico é muito melhor do que há 15 anos atrás.
A doença atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva, iniciando-se mais comumente entre 20 e 40 anos.
A detecção precoce pode prevenir lesões graves no coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso. O desenvolvimento da doença está ligado a predisposição genética e fatores ambientais, como luz ultravioleta e alguns medicamentos, como hidralazina, procainamida e hidantoinatos. Com o tempo as reações imunológicas causam lesões teciduais, formação de complexos antígeno-anticorpo e fixação de complemento, além de citotoxicidade mediada por anticorpos (anti-hemácias, antiplaquetários e antilinfócitos).
Embora a causa do LES não seja conhecida, acredita-se que é necessário que envolvam simultaneamente fatores