Ler e escrever
A história da colonização do Brasil, fala por se só a grande deficiência do brasileiro em falar e escrever, visto que no inicio da colonização, vieram para o Brasil: marinheiros, soldados e condenados portugueses para extrair o pau-brasil e tudo que pudessem levar, mas a maioria eram analfabetos, e para sobreviverem tiveram que aprender um pouco da língua dos indígenas que aqui viviam, também vieram pro Brasil vários escravos africanos que falavam diversos idiomas, ou seja, como aprender o português com quem não sabe?.
As universidades só foram aparecer no país no século XX, cerca de cinquenta anos atrás. Foi implantado nas universidades a ciência da linguagem, e ela nos faz duas revelações vitais a nosso respeito: a primeira diz que nós falamos muito mal, de fato, o português, não porque somos incapazes, como nos fizeram acreditar, que falamos muito bem uma outra língua parecida com o português. A segunda diz que falamos um idioma parecido com o português, e temos que aprender e escrever o português por questões politicas.
O fato de não lermos e escrevermos corretamente não é culpa nossa, pois no português existe uma infinidade de regras que dificulta muito a leitura e escrita correta, o que não existe tanto em outras