Ler e dort
Ergonomia
(Do grego "ergos" que significa trabalho, e "nomos" que significa sabedoria) é uma área de conhecimento que envolve a adaptação de ferramentas às necessidades do trabalhador, ao invés de tentar fazer o trabalhador se adaptar à ferramenta.
Mobiliário
Postura
Posicionamento
Iluminação
Temperatura
Nível de Ruído
Mobiliário
Destacamos:
1. CADEIRA - no trabalho com terminal de vídeo, que implica quase sempre em longas jornadas, a fadiga é a conseqüência de trabalho muscular estático, de modo que a cadeira deve ter características que possam facilitar as mudanças posturais confortavelmente.
Assento e encosto estofados e revestidos de material perspirante, com densidade e consistência à suportar até 2 cm. de depressão, pelo peso do usuário, sem ser mole ou duro.
Assento e encosto reajustáveis para a altura e suporte lombar, para manutenção da anatomia da coluna vertebral; braços para suporte e apoio, sem contudo interferir nos movimentos e na aproximação com a mesa.
O assento terá extremidades arredondadas para não interferir na circulação dos membros inferiores, e os pés da cadeira devem ser os mais estáveis possíveis, com 5 pés e rodízios para sua movimentação.
2. MESA - com dimensões apropriadas ao tipo de tarefa a ser desenvolvida e espaço suficiente para a movimentação do usuário, fazendo com que adote postura correta.
Manter os terminais de vídeo e teclados, nas altura e posições a serem ainda indicados; ser de material anti-reflexivo para evitar incidências desagradáveis de reflexos luminosos nos olhos dos usuários.
3. APOIO PARA OS PÉS - com inclinação de 20 graus para melhorar a firmeza do corpo do operador, bem como para melhorar a circulação venosa de retorno e ajudar na postura angular das articulações de membros inferiores.
Postura
Sentar de modo ereto preservando as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, distribuindo a pressão sobre os discos