leptospirose
CURSO DE ENFERMAGEM
MICHELLE VITURIÃO MARQUARDT
LEPTOSPIROSE
FORMOSA-GO
2014
MICHELLE VITURIÃO MARQUARDT
LEPTOSPIROSE
Trabalho da disciplina de Epidemiologia do Curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior de Goiás - IESGO. 4° Semestre.
Professora: Regiane Alves
FORMOSA-GO
2014
INTRODUÇÃO Formando um problema mundial de saúde, a leptospirose que se dá devido a uma bactéria do gênero leptospira é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida pelo homem através do contato com animais infectados. O casos mais normais são dados nas grandes cidades, onde existem aglomerações de moradias e a falta de saneamento básico para a população.
Neste sentindo, esta produção de texto tem o objetivo de mostrar através da pesquisa bibliográfica o que é a leptospirose e junto com ela a sinonímia, agente Etiológico, aspectos clínicos e laboratoriais, reservatório, modo de transmissão, período de incubação, suscetibilidade e vulnerabilidade, aspectos epidemiológicos, diagnóstico diferencial e medidas de prevenção e controle.
A LEPTOSPIROSE
A leptospirose é uma infecção de risco causada por uma bactéria do gênero leptospira e que pode ser transmitida por diferentes tipos de animais. Entre eles podemos citar os roedores principais motivos da doença nas grandes cidades. Esse micro-organismo pode sobreviver nos rins dos animais, podendo ficar lá por meses ou anos sem provocar nenhum sintoma.
A leptospirose é um importante problema de saúde pública no Brasil, e em outros países tropicais em desenvolvimento, devido à alta incidência nas populações que vivem em aglomerações urbanas sem a adequada infraestrutura sanitária e com altas infestações de roedores. Estes fatores, associados às estações chuvosas e às inundações, propiciam a disseminação e a persistência da