Leptospira
Características
O gênero Leptospira pertence à classe das espiroquetas, que são bacilos Gram negativos espiralados, flexíveis, de parede delgada, móveis devido à ondulação de filamentos axiais situados abaixo da membrana externa. As bactérias do gênero Leptospira são intensamente espiraladas, delgadas e medem de 5 a 10 micrômetros de comprimento. Não são coradas de forma eficiente por corantes, então são mais bem observadas em campo escuro, impregnação com prata, ou imunofluorescência, até pelo fato de serem muito delgadas. São bactérias aeróbias estritas, com temperatura ótima de crescimento entre 28° e 30° C, em meios suplementados com vitaminas (B2 e B12), ácidos graxos de cadeia longa e sais de amônio. Sua motilidade é garantida por dois flagelos periplasmáticos, que se estendem por toda superfície bacteriana e são ancorados nos extremos opostos, permitindo um movimento rotacional ativo. Tem sido agrupada por características fenotípicas, relações sorológicas e patogenicidade, porém segundo a bibliografia, esta classificação ainda é bastante complexa. Porém existem duas espécies bem definidas, cada uma com diversos sorotipos. São estas Leptospira biflexa (vida livre) e Leptospira interrogans (patogênica). Leptospira interrogans curva-se em forma de ponto de interrogação, por isso o nome. Infecta vários mamíferos domésticos e selvagens em todo o mundo, sendo ratos e cães os mais importantes hospedeiros.
Transmissão
A Leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com