leopardo
A pantera negra não é uma espécie diferente, trata-se de um leopardo com excesso de melanina O habitat do leopardo é as regiões com florestas.
Leopardo também chamado de onça-do-cabo-verde em Angola, é, com o tigre, leão e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera.
Quando o leopardo é negro também se denomina "pantera". O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades, diferentemente da onça que não possui uma cauda longa. Pela alimentação das crias é da fêmea, até que os filhotes cresçam e tenham condições de caçar sozinhos.
O leopardo é um animal que habita os continentes asiático e africano Como é um animal carnívoro, costuma alimentar-se de coelhos, cervos, veados e roedores de pequeno porte. suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães. Um leopardo, à primeira vista, parece-se muito com uma onça-pintada. Porém, um exame mais detalhado mostra que pelo apresenta diferenças significativas. Enquanto a onça apresenta pintas em forma de rosetas, os leopardos têm manchas menores, escuras de cor sólida.
São animais rápidos e no momento da caça podem atingir mais de 50 km/h. São ferozes e costumam atacar o gado de fazendas e até mesmo pessoas.
O filhote do leopardo tem o pelo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.
Ele é um dos animais mais furtivos da África. Sua população é maior que o dobro das populações de leões e aves juntas. No entanto, é muito mais difícil ver um leopardo em um safári do que qualquer outro grande.