leopardo é um animal delicado resumo
Publicado: 06/06/2013
________________________________________
O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti, é uma coletânea de vinte e cinco contos curtos onde os temas são variados, incluindo situações cotidianas e reflexões sobre a complexidade das relações humanas.
Nestes contos a autora volta a explorar os abismos da alma feminina. Embrenhando-se por florestas misteriosas, casas desertas, investigando o amor de um pastor por sua ovelha, a solidão de um ingênuo internauta, ou a espera de uma mulher por um homem que nunca vem, a autora exercita sua prosa delicada e sutil, oferecendo a seus leitores as amarguras e delícias da boa literatura.
Os contos deste livro diferem do estilo miniconto ao qual Marina se dedicou ao longo de três livros, desdeZooilógico. Em O leopardo é um animal delicado, a autora optou por um texto mais longo, mais alentado, que lhe deu espaço e tempo para compor histórias de muitas nuances, que demonstram o perfeito domínio da atividade literária. A narrativa é leve e insinuante, plena de sentimento e um verdadeiro convite à reflexão sobre a própria natureza da condição humana.
Hábil em explorar o feminino, Marina cria imagens sutis e poéticas, despe e revela lados inexplorados, secretos. Ela vai além das evocações de erotismo, afeto, ambigüidade do amor e da realidade cotidiana.
Para a autora, o leopardo não é um animal delicado, nem a delicadeza é a tônica do livro. A delicadeza está na forma, no cuidado com a escrita e com a delineação dos personagens. E o leopardo pode até ser um animal delicado, quando comparado à ferocidade humana. Pois é através da referência daquilo que cerca o homem que é possível referi-lo, e então defini-lo.
Conto escolhido: COMO É MESMO O NOME?
Levou o manequim de madeira à festa porque não tinha companhia e não queria ir sozinho.
Gravata bordeaux, seda. Camisa pregueada, cambraia. Terno riscado, lã. Tudo do bom. Suas melhores