Leoo
3)
5) Pois são pensamentos e não teorias comprovadas, e ultiliza a razão e não crenças mitológicas.
6) No século XIX, a Filosofia descobre a Cultura como o modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Os animais são seres naturais; os humanos, seres culturais. A Natureza é governada por leis necessárias de causa e efeito; a Cultura é o exercício da liberdade.
7) Na Filosofia do século XX, afirmando que a historia é descontinua já não existe essa idéia de cultura única e sim de várias culturas, e que elas não são desenvolvidas de acordo com a nação, porque a idéia de nação é um conceito cultural.
8) No século XX, os filósofos passaram a pensar a história, não mais como progresso das ciências, ou etapas de formação social. E sim, como processo de razão da sociedade como descontínua e não progressiva, de que cada sociedade tem sua história própria em vez de ser apenas uma etapa numa história universal das civilizações.
9) Porque ambos descobrirem que por tras de um homem ou de uma dideologia otimista existe vantades instintivas, primitivas e irracionais que em algum momento vão se manifestar, ainda que seja de forma indireta.
10) O mundo moderno é palco de um confronto de ideologias, opções políticas e concepções que são derivadas das lutas de classes. Tal confronto se encontra também no que se refere ao significado dos conceitos e palavras. A palavra modernidade não escapa a esta condição e se presta a muitos equívocos e definições. O presente texto tem como objetivo, partindo da concepção marxista, analisar os significados dos termos modernidade e pós-modernidade.