leonardo da vinci
Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços
Contábeis no Estado de São Paulo
Internet: www.eaa.org.br
E-mail: sindicato@eaa.org.br
Acerca da atividade sindical e das contribuições para o Sindicato
Muito se discute hoje acerca das contribuições compulsórias destinadas aos
Sindicatos, em especial das contribuições assistencial e confederativa.
Algumas decisões judiciais contrárias à plena abrangência do desconto das contribuições assistenciais têm sido divulgadas pela mídia, ao passo que as favoráveis não o são.
Seja pela influência derivada do destaque obviamente tendencioso dado pelo noticiário, seja – principalmente -, pela natural reação que todos temos de proteger a parte tão sensível denominada bolso, as relações entre os Sindicatos e os próprios trabalhadores que representa têm sido bastante turbulenta.
No caso entre o SINDICATO e você, membro da categoria, a situação talvez não seja tão diferente do panorama geral acima apontado, uma vez que em anos anteriores recebemos considerável número de correspondências manifestando a oposição ao desconto assistencial.
Entendemos que muito da recusa em contribuir para o SINDICATO se deve, fundamentalmente, a uma visão não abrangente da questão sindical.
De fato, no contato diário que mantemos com a categoria, os argumentos principais a justificar a recusa em contribuir basicamente são os seguintes:
a) O Sindicato não faz nada."
b) "O reajuste salarial foi muito baixo."
c) "Já paguei a contribuição sindical."
d) "Não é justo pagar 3,00% se tive um reajuste muito pequeno. O sindicato está levando quase tudo..."
e) "Não preciso do sindicato para nada."
Vamos, então, tecer breves comentários acerca dos argumentos acima expostos:
a) O que faz o Sindicato.
Como entidade de defesa e organização dos trabalhadores, o Sindicato atua ao nível coletivo buscando a melhoria das condições de