Leonardo da vinci: o gênio renascentista
Taguatinga, DF. 2013
Introdução
Este trabalho se propôe a apresentar a genialidade do grande mestre renascentista Leonardo da Vinci. Pintor, escultor, engenheiro, arquiteto e cientista, é considerado pilar sobre o qual sem s se assentou diversos domínios da ciência e da arte. A partir da vida e da obra de da Vinci iremos analisar o contexto histórico e o genero artítico no qual se insere sua arte para entendermos melhor como este homem revolucionou a época em que viveu e como conseguiu ser clássico e ao mesmo tempo tão contemporâneo.
Leonardo da Vinci: Vida
Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno, no dia 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.
No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai.
Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.
Em 1469, Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488). Em 1472 iniciou investigações anatómicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. A figura ao lado é um exemplo desse trabalho.
O seu primeiro desenho, intitulado Desenho da paisagem do Vale do Arno, é datado de 1473.
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação. Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os seus serviços como