Leo strauss
Em todos os autores vistos até agora analisamos a sociedade na forma de comportamento das pessoas, o sujeito, o coletivo com o individual, o modo econômico que elas se relacionam.
Como é que a partir da filosofia política, vemos a modernidade?
Strauss começa a pensar que a modernidade está em crise. Se estamos em crise, o que é essa crise? O que é essa modernidade afinal? Esta modernidade esta em crise desde o momento que começou a existir.
Ele elege três momentos, três fases (Maquiavel/Hobbes, Rousseau e Nietzsche) que nos trouxeram, nos transformaram nos dias de hoje. Por isso que fala sobre as três ondas. Não chegamos aonde estamos do além, ele define em três partes.
1ª - Maquiavel / Hobbes
2ª - Rousseau
3ª - Nietzsche
Se estamos falando de crise da modernidade (que é uma crise política), mas porque que esta crise é baseada na filosofia política? Porque uma filosofia só gera a crise da modernidade?
Filosofia política - ter a capacidade de pensar a qual é a melhor ordem social que queremos pra nós mesmo. A forma, mais justa, de uma sociedade ser. Capacidade de refletir sobre valores.
"A crise da modernidade é que o moderno homem não sabe o que quer. Ele acredita não saber o que é o bom e mal" - Nós perdemos a capacidade de identificar, de falar sobre, de afirmar, qualquer tipos de valores. Perdemos a noção do que é justo.
Começamos a achar que tudo que é conhecimento é cientifico. E Strauss vê isso como um problema, pois vemos os valores através de uma visão cientifica, que é baseado em quantidade, exatidão, experimentação. Não possibilitando a definição do que é bom e ruim através de dados e experimentos (por exemplo o aborto). A definição de valores não é definida através da ciência, para