Leo Maar
Segundo o autor os agentes politícos na sociedade moderna são os partidos politíco.A politica partidária apresentar-se de um lado uma relação com a sociedade e seus interesses,outra como politíca de disputa do governo,de seu controle na ocupação a frente do aparelho do estado.
O autor,vê o papel dos intelectuais como obrigatório,pois a função desses é criar uma proposta cultural e politíca,que de certo modo venha criar uma consciência dentro da sociedade.
Conforme Leo Maar, a politíca foi formada por um perído histórico.Ele vê a politíca como uma operação,aberta aos movimentos e as mudanças constantes.
O autor cita em sua obra,Grécia e Roma antiga,e sob um olhar ideologico Leo Maar vê os gregos como precursores da democracia.Ele fala também de Platão e Aristoteles,filosófos gregos que foram fundamentais e com suas ideias,contribuiram para o mundo ocidental.
Para Leo Maar, no pensamento de Maquiavél o governo é agente da atividade politíca de um estado.Assim,o dirigente,o principe deve ter força e astúcia para governar.O autor considera Q==ue essas ideias de Maquiavél podem ser acessiveis a todos.Lembrando que no maquiavelismo se torna claro as realizações pelo governo,como obras faronicas,tornando-se simpático e baixando decretos etc.
Leo Maar,faz ainda referência ao ciêntista politíco Karl Max,o criador do maxismo ,para ele politíca é vista como luta de classes sociais onde o Estado representa a classe dominante.Max acha que a classe dominada tem que desenvolver uma politíca que supere a sociedade de classes ou seja supere o capitalismo,e busque o socialismo.