Lendo as escrituras com os Pais da Igreja
Jerônimo, Agostinho, Basílio, Gregório de Nazianzo, João Crisóstomo, Gregório de Nissa, Atanásio, Orígenes, Teodoro de Mopsuéstia, Cirilo de Alexandria, Clemente de Alexandria, Justino Mártir, Irineu, Ambrósio, Gregório o Grande. Que é um pai da igreja? Todos os antigos líderes cristãos recebem está designação.
Podem os pais ser confiáveis
Para muitos cristãos protestantes, há uma profunda suspeita de que os abusos do catolicismo romano medieval tiveram suas sementes nos pensamentos dos próprios pais. O próprio Martinho Lutero questionou: [...] que beneficio há em confiar nos velhos veneráveis pais, que foram aprovados ao longo de uma extensa sucessão de épocas? Ao mesmo tempo, porém, Lutero ouve-os criteriosamente e louva-os quando sente que interpretam a Escritura corretamente.
Sola Scriptura?
Para muitos protestantes, grande parte da história da igreja permanece um território devastado e improdutivo, um deserto de erros fortemente caracterizados pela ausência da direção e discernimento do Espírito Santo. Somente com a chegada de Lutero, Melanchton, Calvino, Zuinglio e Simons uma compreensão clara, autentica e biblicamente enraizada do evangelho foi resgatada e revitalizada.
Ao mesmo tempo, Sola Scriptura nunca significou que as únicas fontes de que o cristão necessita para compreender bem a Palavra de Deus são a Bíblia e o Espírito Santo.
Ausência de memória
A mente moderna acredita Wilken, perdeu qualquer sentido de obrigação para com o passado. Em lugar disto, muitos pensadores modernos limitaram intencionalmente a sua confiança nas ideias e tradições passadas, optando por considerar a reflexão autônoma como o coração da racionalidade. A pessoa descobre a verdade unicamente ao separar-se por ato intencional do objeto do conhecimento. Wilken observa que, ao passo que a fé cristã tem sido sempre um empreendimento crítico e racional, e na sua expressão mais elevada tem acolhido a sabedoria do mundo no ambiente da fé, os