Lendas literarias
O presente projeto foi elaborado durante a disciplina Prática de Ensino de Literatura, ministrada no curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da professora Fernanda Cristina de Campos, como pré-requisito para a conclusão da disciplina.
Como a disciplina mencionada possui um caráter prático que visa a formação de professores bem qualificados, o projeto foi constituído a fim de subsidiar as atividades de estágio dos professores em formação, que consiste em regências da disciplina Literatura para alunos do Ensino Fundamental da cidade de Uberlândia.
Tais regências acontecerão nos dias 11/07/2007 e 12/07/2007, sendo 2 horas aulas diárias, na quarta-feira e na quinta-feira, que irão perfazer um total de 4 horas. O local selecionado foi a Escola Estadual Neuza Resende, situada à rua Dr. Sergio Oliveira Márquez, 771, no bairro Tocantins, em Uberlândia (MG), que oferece todas as seriações do Ensino Fundamental à comunidade.
Selecionamos algumas lendas indígenas, umas conhecidas outras nem tanto, para trabalharmos o valor do mitológico no contexto real, despertando a capacidade criativa de produção de diálogos e textos, fazendo com que os alunos sejam capazes de construir por si só valores que norteiam seus comportamentos e modos de pensar, além de despertar neles o prazer de ler.
Introdução
Ao desenvolvermos esse projeto, buscamos atingir as exigências da disciplina Prática de Ensino de Literatura, uma vez que a disciplina de prática é dividida em quatro elementos primordiais: o primeiro são as aulas teóricas ministradas pela professora Fernanda Cristina de Campos; o segundo são as observações de aulas feitas nas escolas; o terceiro são as regências ministradas pelos professores em formação; e o quarto e último é a entrega do relatório final que agrupará todas as etapas anteriores.
A necessidade da Prática de Ensino de Literatura, ao colocar o aluno em contato direto com a docência efetiva,