Lenda de Beowulf
Beowulf foi um grande guerreiro. Já na infância, deu provas de grande força e coragem. Conquistou admiração vencendo diversos monstros marinhos. Certa vez, nadou durante sete dias e sete noites antes de chegar ao país dos fineses, quando os ajudou a defender a terra de Hetware.
A coroa de seu país natal o foi oferecida, mas como se achava muito jovem, recusou-a em favor de Heardred, filho da rainha, de quem se tornou guardião e conselheiro.
Durante doze anos, Hrothgar, rei da Dinamarca, sofreu as consequências das devastações praticadas em seu país por um mostro chamado Grendel, o qual não podia ser abatido por qualquer arma construída pelos homens. Em uma noite, esse monstro deixou as terras desertas onde morava e atacou o castelo de Hrothgar, onde aprisionou e matou muitas pessoas.
Sabendo disso, Beowulf partiu com quatorze companheiros para ajudar o rei. Na noite da chegada, Beowulf e seus companheiros ficaram sozinhos no palácio de Hrothgar. Todos adormeceram menos Beowulf. Nesse instante Grendel invadiu o palácio e matou um dos companheiros de Beowulf, que, mesmo desarmado, lutou com o monstro e conseguiu lhe arrancar o braço. Ferido, Grendel fugiu deixando um rastro de sangue até seu covil.
Seguindo a mancha de sangue, Beowulf mergulhou e nadou até um aposento no fundo do mar. Só que fora até a casa da mãe de Grendel, que foi morta com uma velha espada que Beowulf encontrou na caverna marítima. Após isso, viu que Grendel lá estava, porém morto. No retorno ao palácio, recebeu muitas honrarias.
Após a morte de Heardred na guerra com os suecos, Beowulf ascendeu ao trono. Foram cinquenta anos de paz, até o aparecimento de um dragão que começou a devastar o reino de Beowulf. Contudo, o rei já estava idoso, e ao lutar com o dragão não suportou a cravada de garras em seu pescoço. A sorte de Beowulf foi que Wiglaf o ajudou a matar o dragão. Mas já era tarde, Beowulf estava muito ferido. Antes de morrer, nomeou Wiglaf seu sucessor e