Lekleklek

401 palavras 2 páginas
1. Ensaios de Dureza Rockwell e Shore
2. Objetivo Calcular a dureza Rockwell e a dureza Shore de determinados materiais.
3. Introdução Os ensaios realizados constantes neste relatório foram reproduzidos no Laboratório de Materiais de Construção Mecânica da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP. Tais ensaios consistem na aplicação de uma carga sobre um corpo de prova. A inserção do instrumento denominado penetrador no material, causa a este uma deformação. A leitura desta deformação através do equipamento apropriado torna possível conhecer a dureza dos materiais ensaiados. O Ensaio de Dureza Rockwell é utilizado para metais duros, moles e superfícies duras. O Ensaio de Dureza Shore é utilizado em materiais poliméricos.
4. Materiais e método
4.1. Ensaio de Dureza Rockwell
O durometro de bancada (figura 1) foi utilizado na realização do Ensaio de Dureza Rockwell. Sua utilização neste ensaio consiste inicialmente na aplicação manual de uma pré-carga de 10 Kgf, que causa uma penetração do penetrador (figura 2 e 3) no corpo ensaiado até certa profundidade que é chamada de referencial.
Posteriormente, o durometro foi acionado e começou a aplicar uma força pré-determinada no corpo de prova (figuras 4 e 5). Tal força, quando completa, causou uma profundidade de deformação ainda maior no corpo e o durometro desligou-se automaticamente.
Após isto, a profundidade da deformação causada pelo ensaio diminuiu devido à recuperação elástica própria do material e então o durometro apresentou o valor da dureza de cada corpo ensaiado (figura 6).
Foram utilizadas duas escalas de Dureza Rockwell (tabela 1): HRB e HRC. Os materiais ensaiados na escala HRB foram o aço 1040, o Cobre, a liga de Alumínio e um prego. Na escala HRC foram ensaiados uma lima, uma broca e um prego.
A figura 7 mostra o ensaio em corpos cilíndricos, no qual foi utilizada uma base do tipo prisma para suporte adequado do corpo.
4.2. Ensaio de Dureza Shore
O Ensaio de Dureza

Relacionados