Leituras de relevo
online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
MÓDULO 3. LEITURAS A DO RELEVO: L1. CARTA HIPSOMÉTRICA;
L2. LINHAS DE MAIOR DECLIVE; L3. CUMEADAS E TALVEGUES
LEITURA 1. CARTA HIPSOMÉTRICA
É uma carta temática na qual se enfatizam as diferenças de altitudes do relevo, mediante o uso de cores, com o objetivo de facilitar a leitura e compreensão da configuração do sítio natural.
Há duas maneiras mais comuns para elaborar essa carta. A primeira é monocromática, usando diferentes tons de amarelo, e a segunda é multicolorida, usando a seqüência de cores do arcoíris. Na primeira alternativa associamse os tons mais fortes às altitudes mais baixas e os tons sucessivamente mais leves às altitudes mais elevadas; na segunda alternativa associamse as cores frias (azuis e verdes às altitudes mais baixas e as cores quentes (amarelo, laranja, vermelho e marrom) às altitudes mais elevadas.
Recomendase a adoção da segunda alternativa, pela maior facilidade de elaboração.
A seqüência de cores, indo dos níveis mais baixos para os mais elevados, é a seguinte: verde escuro, verde claro, amarelo, laranja (ou abóbora), vermelho, marrom. O azul escuro é reservado para a superfície do mar e o azul claro para colorir cursos d’água e lagos.
Carta hipsométrica Folha de rosto da prancha
Para a pintura das faixas de altitudes verificase o número de espaços entre curvas de nível, o que corresponde ao número de curvas de nível, já que a numeração se inicia no zero. Dividese esse número pelas cores disponíveis, definindose assim a quantidade de espaços por cor. Se o número não for inteiro, acomodase a divisão, alocando mais espaços na faixa inicial e na faixa final. Como exemplo, um relevo