Leitura
Plano do Capitulo 6 (Págs 70 à 82)
→ Se aprofundar na metodologia do estudo é discorrer sobre um dos itens mais significativos: a Leitura.A leitura constitui um dos fatores decisivos do estudo pois palavra escrita é o instrumento mais eficiente para a expressão e a fixação da cultura e dos conhecimentos de uma sociedade. Com absoluta certeza, a leitura constitui a mais importante atividade de aquisição de saberes. Um livro é uma espécie de professor à disposição, em qualquer lugar e horário. Neste texto podemos nos familiarizar com importantes aspectos relacionados à arte de bem ler.
→ Podemos partir de um principio com a seguinte pergunta: Sabemos ler? A pergunta pode parecer óbvia, mas será mesmo que sabemos ler de maneira produtiva? Esta é uma das grandes queixas dos professores do ensino superior referindo-se a dificuldades que seus estudantes possuem de ler e consequentemente, de estudar corretamente. A leitura não é algo automático que se aprende de uma hora para outra. Trata-se de um processo que envolve habilidades. Pois a leitura é igual à música. Para que a leitura dê prazer é preciso que quem leia domine a técnica de ler. A leitura não dá prazer quando o leitor é igual ao pianista:sabem juntar as letras, dizer o que significam - mas não têm o domínio da técnica. A técnica de leitura tem uma questão óbvia e fundamental: exercício, muito exercício. Muitas vezes escutamos pessoas falarem sobre a dificuldade que têm para escrever um texto: não será a falta de leitura um dos problemas para os problemas de redação?
→ Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico. Sendo os textos uma fonte inesgotável de idéias e conhecimentos, deve-se ler muito e continuadamente. Entretanto, não basta ler indiscriminadamente, é preciso saber ler. A leitura