LEITURA
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMILA GOMES MACHADO
RODRIGO DA SILVA SOUZA
NORMAS DE AUDITORIA INTERNA
São Paulo
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMILA GOMES MACHADO
RODRIGO DA SILVA SOUZA
NORMAS USUAIS DE AUDITORIA INTERNA
Trabalho de inicio de curso apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para obtenção do grau Bacharel em Ciências Contábeis.
Profª. Halyni Torres de Oliveira Câmara
São Paulo
2014
(DEDICATORIA)
AGRADECIMENTO
RESUMO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. A AUDITORIA INTERNA
Auditoria, palavra de origem latim audire (ouvir), inicialmente utilizada pelos ingleses (auditing), para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da contabilidade, surgiu provavelmente no século XV ou XVI na Itália (Veneza), onde foi constituído o primeiro Colégio de Contadores, cuja admissão o candidato tinha de completar aprendizado de seis anos como contador praticamente e submeter-se a exames. A essência do trabalho de auditoria consiste na audição de informações sobre fatos sujeitos à auditoria para que o auditor possa formar opiniões a respeito de sua adequação em relação a determinadas normas.
2.1. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA
Empresas, impulsionadas ao atendimento de suas metas e melhor aproveitamento de sua potencialidade, procuram sua continuidade através do crescimento e da diversificação das atividades econômicas que assegurem, aos empresários, a construção de um patrimônio e o retorno necessário às suas expectativas. Com o crescimento constante das empresas por diversificação de suas atividades econômicas, o aumento