Leitura
Frequentemente ouvimos falar sobre a importância da leitura em nossa vida. A leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Nesse sentido podemos definir leitura como um ato individual, voluntário e interior que se inicia com a codificação dos signos lingüísticos que compõem a linguagem escrita convencional, mas que não se restringe à mera decodificação desses signos, pois, a leitura exige do sujeito leitor a capacidade de interação com o mundo que o cerca. A leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento lingüístico; o conhecimento textual e o conhecimento do mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo.
Estratégia de leitura
Essa concepção de leitura põe em foco o leitor e seus conhecimentos, começando com as antecipações e hipóteses que poderão ser confirmadas ou rejeitadas no decorrer da leitura. Quando a leitura apresenta uma personagem no título, julga-se que seja a principal, a caracterização e as adjetivações referentes à personagem, pode servir como estímulo à formulação de novas antecipações do leitor ativo. O texto também pode despertar sentimentos e emoções Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.
Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor