leitura
Itumbiara, setembro de 2013.
PABLINE DINATO VILELA
COMO DEVE SER A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NAS AULAS DE LEITURA E ESCRITA
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem como tema uma busca de como se efetua a inclusão do deficiente auditivo nas aulas de leitura e de escrita. Para tanto, escolheu-se um título que determina um levantamento de como o deficiente auditivo é incluído na escola formal para aprender a ler e escrever.
Explica-se que este assunto chamou atenção nas aulas de educação inclusiva e nas aulas de LIBRAS, pois, compreende-se que a nossa linguagem é uma língua diferente da que os deficientes auditivos utilizam para se comunicar, elaborou-se o problema: Quais os métodos e recursos utilizados pelos professores para incluir na língua portuguesa nas aulas aos deficientes surdos?
Com vistas nesse problema, elaborou-se como objetivo geral investigar 4 artigos que indicam como os professores que trabalham com crianças deficientes auditivas, investigando quais os métodos e recursos que indicam para ensinar a língua portuguesa aos mesmos. Dando continuidade, apresentam-se os objetivos específicos, buscando verificar e analisar por meio do depoimento perante a escrita dos artigos, quais as dificuldades como também as facilidades de se trabalhar com a criança com deficiência auditiva na escola.
Justifica-se este projeto pautado na necessidade de que é necessária a inclusão de todas as pessoas com necessidades especiais. Para tanto, é importante que busquem seu desenvolvimento para poder exercer sua cidadania, aprendendo além de sua linguagem de sinais, também a língua portuguesa, o que socialmente abre as portas de comunicação destes indivíduos com a sociedade. Pedagogicamente, esse trabalho poderá fornecer métodos e