Leitura
Diante de tantas mudanças, vivemos num mundo repleto de opções. A tecnologia acompanha as pessoas no dia a dia e com tantas facilidades são raros os momentos de leitura espontânea. Na maioria das vezes em que as pessoas leem é um ato de necessidade, felizmente essa não é uma realidade generalizada.
A leitura aos olhos de quem já Lê parece algo simples, mas na verdade não é nem mesmo para quem já pratica. As informações no mundo contemporâneo nos chegam mastigadas prontas para serem engolidas, os jornais livros e revistas cada vez mais estão sendo substituídos por novas tecnologias que nos trazem as informações de forma rápida e concisa. Se há algum tempo tínhamos que ir em uma banca comprar um jornal para termos informações mais detalhadas sobre um determinado assunto,hoje já nos contentamos com o que vemos na televisão e na internet.Toda essa modernidade tem tornado o ato de ler ainda mais complexo, pois as pessoas não buscam entender aquilo que leem, muitas vezes a leitura é realizada de maneira superficial e mecânica, há casos de pessoas que necessitariam de um manual que as ajuda-se na leitura de um manual de instruções de uso de um determinado produto.Muitos leitores não conseguem entender aquilo que estão lendo pois estão habituados com informações prontas.
Esse é um problema que atinge muitas pessoas, a falta de compreensão do significado da leitura produz leitores que na verdade não leem somente decodificam palavras. O ato de ler é um ato complexo envolve vários fatores e muitas vezes exige técnicas que se desenvolvem progressivamente.Antes de tudo é necessário que se tenha ao menos uma noção do que se entende por texto,muitos acham que o texto é somente um aglomerado de palavras e frases ,mas um texto é muito mais que isso, num textos as frases são dependentes umas das outras os parágrafos se completam para transmitir a ideia desejada.Por isso é preciso compreender o que se esta lendo e essa compreensão só é adquirida