Leitura e Produção Textual- Redação sobre a copa
Prof. Rene Hass
Nome: Sheuli Centeno Lescano Curso: Pedagogia 2014/1
As manifestações contra a copa
Uma copa para entrar para a história!!! Quando anunciado que o Brasil seria o país sede, houve festa e comoção nas ruas. Passado algum tempo, houve uma tsunami de manifestações contrárias ao evento, manifestações ( talvez motivadas por movimentos políticos de esquerda), que em minha opinião deveriam ter ocorrido enquanto ainda era cogitada a hipótese do Brasil ser a sede. Mas como todo tsunami vem, faz seu estrago, mas vai embora com o recuo do mar, assim também tem se configurado a onda de protestos. Quando finalmente o “gigante acordou” virou para o lado e continuou seu cochilo.
Isso porque o dinheiro que vai entrar com a vinda de estrangeiros não vai voltar para os mesmos bolsos que o desembolsaram. E o legado prometido não vai ocorrer.
Turistas serão bem atendidos nos hospitais, mas quando a copa acabar o povo vai voltar a ter o péssimo atendimento. A rede de transporte público irá funcionar somente enquanto houver copa, passado este período continuaremos a sermos transportados como gado. Empregos temporários que não permaneceram após a copa.
Outros setores serão “maquiados” para que o turista e o investidor vejam somente o belo Brasil que querem que seja visto, mas quando eles se foram as coisas vão continuar como estão agora.
Mas muito provavelmente, como brasileiro possui memória muita curta, essa onda de protestos não continuará em um momento após a copa. Isso porque o foco da indignação coletiva já terá passado.
Protestar é uma forma de expor as insatisfações, mas creio que neste momento não há muito que se possa fazer. A solução seria “abraçar” a copa e deixar para acordar de vez quando a copa se for e o prometido não for cumprido.