LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Anna Luzia de Abreu Batista RA: 1299517629
Elisângela dos Santos Amorin RA: 7119505176
Ricardo Nunes Maciel Damacena RA: 6942012671
Rosemar Cardoso Bretas Pessanha Dutra RA: 7304529464
Vânia Pereira RA: 1299551482
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professora: Adalgisa (EAD) Leitura e Produção de Textos.
São Gonçalo / 2013
Texto em Relação ao Apontamento do
Artigo
Nos dias atuais se sabe que a leitura precisa ser atrativa aos olhos do leitor, mas nem sempre foi assim, ate o século XIX, a leitura era metódica em sua prática, pensava-se na leitura simplesmente como algo necessário e mecânico, quando no início do século XX, Monteiro Lobato tornou interessante a leitura para as crianças e começaram a agregar a ideia do prazer na leitura, partindo do princípio que o que é atrativo às crianças, nem sempre será atrativo aos adultos. Cisto o fator idade cronológica, classe social e conhecimento de mundo, contudo a técnica fragmentada de alfabetização foi perdendo sua força, pois hoje no século XXI já se trata os textos num todo, incluindo a visão de mundo, e a compreensão de que o conhecimento pode variar dependendo do meio onde a pessoa está inserida.
Cada indivíduo tem uma compreensão do mesmo tema.
O material didático que é disponibilizado para as escolas, tem várias formas de serem utilizados, e a forma mais agradável e estimulante ao professor vai descobrir em um diagnóstico em uma sondagem feita em sua classe. Nenhum método aplicado a alfabetização ou de inclusão pode ser totalmente abandonado.
Gêneros Literários (e Componentes)
Crônica:
Texto curto dissertativo, comentando fato ou situação do momento. Parábola: História, em prosa ou verso, para transmitir ensinamento.
Ex: Cristo falava pó parábolas, como a do filho pródigo, a do Joio e do trigo.
Fábula:
Parábola curta que apresenta animais como personagens.
Ex: Famosas são as fábulas de Fedro, como
A raposa e as uvas, O lobo e o cordeiro... Anedota: