Leitura e produção de textos acadêmicos
Curso: Letras-Português
Disciplina: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Aluna: Antonia Marina Valentim de Sousa
Comentários sobre o texto “A Linguística e as atividades de ensino, pesquisa e extensão” da aluna Maria Cristina Lirio Gurgel da UERJ.
A pesquisa trata sobre a importância do conteúdo da lingüística nos cursos de graduação em Letras da UERJ, visto que se tem dado importância somente o conhecimento gramatical, o falar corretamente.
A lingüística é considerada como uma ciência vazia, sem importância tanto na formação acadêmica como nos outros níveis de formação. O que apresenta valor é o conteúdo gramatical a ser aprendido e repassado. Estes fatores levam a crer que esta desvalorização seja o motivo que torna a lingüística tão pobre de investimentos investigativos, pesquisa e extensão.
Na formação acadêmica os estudantes de Letras são os que ainda apresentam algum conhecimento sobre lingüística, mas ficando somente na teoria. Da mesma forma valorizando somente o conteúdo gramatical que vai ser repassado nas salas de aula. De acordo com a pesquisadora desse texto, Maria Cristina, o estudante de Letras ao se tornar professor de línguas necessita saber sobre a origem, o funcionamento e o modo de aplicação das línguas, devendo participar mais nas descobertas no campo de conhecimentos relativos aos estudos lingüísticos.
A autora comenta da importância na participação das bolsas de pesquisa, que possibilita novos horizontes e referenciais teóricos, na extensão que permite a aquisição de experiências de exercício direto com a sociedade. Da união da pesquisa e extensão os alunos da UERJ estão tendo um melhor aproveitamento de conhecimentos em suas áreas.
REFERENCIAS: