Leitura e produção de texto
Centro de Educação a Distancia
Pólo de Floriano-Piaui
Curso: Serviço Social
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Componentes:
Maria da Cruz Oliveira RA: 294703
Maria Vlaneide Muniz RA: 301860
Marlene Oliveira Reis Lima RA: 287099
Zelina Martins Cronemberger RA: 301870
FLORIANO-PI, 2011.
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Floriano-PI, 2011
Objetivo
Essa elaboração consiste em um desafio de aprendizado, para melhorar o aprendizado. E uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto.
A NOVA ORTOGRAFIA
1- Introdução
Em janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo envolvendo os oito países que falam a língua portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste). A reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. As novas regras ortográficas, atingem apenas 2% da escrita, deixam praticamente intactas as regras de acentuação gráfica, mas suprimem o trema, simplificam as regras do hífen e eliminam as consoantes mudas, como a letra "c" da palavra exacto.
A reforma começou em 1990, mas sua implantação é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em 2009. As maiores resistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maio de 2008.
Há muita gente que rechaça a unificação, dizendo que há coisas mais importantes a fazer. Quem defende, argumenta que o português é, das línguas mais faladas no mundo, a única que ainda não está unificada.
No Brasil, a reforma ortográfica foi