Leitura e Produção de Texto
Professoras: Adriana Amaral Flores Salles e Rosemeire Farias
Alunos: Caroline Boldrin Pereira – RA: 2321273968
Luciana dos Santos Ribeiro Amaral – RA: 2313335886
Michelle Fabiana Carlos – RA: 2321392443
Mônica Letícia Lazarini Neves – RA: 2311325104
Pólo Taubaté
2011
Etapa 1:
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Concepção de leitura: Leitura é a capacidade de entender um texto escrito. Porém existem perguntas que nos intrigam: O que é ler? Para que ler? Como ler? Existem várias respostas que podemos encontrar, as quais vão nos mostrar o que é leitura, sujeito, língua, texto e sentido.
Foco no autor: Visão do autor, para ele o importante é o que ele deseja expressar, sem levar em consideração experiências que o leitor possa ter. O sentido é focado no autor.
Foco no texto: O texto tem que ser apenas decodificado, bastando para isso o leitor ter conhecimento do código (língua) utilizado. A língua é vista como código, mero instrumento de comunicação. Exige que o leitor tenha foco no texto somente.
Foco na interação autor-texto-leitor: Autor, texto e leitor têm papéis importantes. A leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos. Trata-se de uma leitura daquilo que está implícito no texto. Quando só a história não basta, tem que haver ilustração, ou então cada indivíduo interpretará de uma maneira.
Estratégias de leitura: Nosso objetivo como leitores que interagem com o autor e com o texto, começa em levantar hipóteses com base em nossos conhecimentos sobre o autor do texto, o meio de comunicação, o gênero textual, o título, as informações contidas no texto, etc. Essas hipóteses podem ser confirmadas ou não. Nessa atividade fazemos comparações com nossos conhecimentos anteriores e as informações que acabamos de obter, e fazemos perguntas com relação ao texto, ou seja, criticamos e avaliamos tudo que nos foi apresentado e produzimos um sentido para o