leitura e produção de texto
POLO REPÚBLICA 7224
CURSO: PEDAGOGIA
ISAAC DA SILVA MARINHO – RA: 384804.
LAURECI SENA GUIMARÃES – RA: 384027.
WALDEMIR DA SILVA FREITAS JUNIOR – RA: 387874
LEITURA E PRODUÇÃO
PROF ª MS.
BELÉM-PARÁ
2012
O referido texto intitulado de “leitura e produção de texto” obteve um objetivo significativa para o nosso desenvolvimento no curso de graduação em pedagogia.
Sabe-se que na produção de texto faz com que o indivíduo utilize sua criatividade, e demonstre seus conhecimentos ortográficos e gramaticais, portanto, é uma excelente ferramenta para que o professor possa avaliar o ensino e a aprendizagem.
Tem um objetivo prioritário: fazer com que as pessoas aprendam a produzir bons textos. Por isso dividimos nos seguintes tópicos: A Leitura e os Sentidos do Texto; Os Gêneros Textuais; Os Elementos de Coesão e o Acordo Ortográfico; Assim então, Entender-se sobre leitura e capacidade de entender um texto escrito. O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.31) afirmam que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. É preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leitor.
O grande desafio na aprendizagem da língua portuguesa é justificar socialmente sua presença.
Uma das propostas atende as necessidades daquelas pessoas que percebem através da leitura, alternativas motivastes para o Aprendizado. A partir desta base é necessário compreendermos melhor como a palavra leitura é definida e como deve ser encarada.
Sabe-se que na LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO, ler é mais do que um