Leitura e produção de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO TENIR- PEDAGOGIA
“Leitura e Produção de Textos”
ACADÊMICOS:
ANA ROSA DA SILVA- RA: 433667
ISAURA CRAVO SANTANA DE SOUZA - RA: 420769
MARLUCI DE MEDEIROS SILES- RA: 432151
NIVEA LETÍCIA DE SOUZA BARBOSA- RA: 439491
THAYS DA COSTA SOARES – RA: 427165
“Leitura e produção de textos desenvolvidos na sociedade”.
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
Corumbá, 19 de Junho de 2013.
Introdução
A leitura é um processo de fundamental importância para nossa convivência no meio social, econômico, político, religioso, entre outros. É uma atividade de interação que envolve o texto e o leitor, possibilitando a construção de sentidos em que o leitor desenvolve papel ativo, obtendo conhecimento e aprendizagem. Para tornarmos bons leitores, é essencial aprendermos a cultivar o hábito de leitura desde criança. Dessa maneira, frequentemente surgem várias questões referentes à leitura como, por exemplo, qual a importância e a necessidade da leitura na nossa vida? Quais as estratégias de leitura que nos estimulam? Questões como estas e outras serão desenvolvidas ao longo do presente trabalho.
Leitura e a produção de Sentidos
O artigo “Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe”, (2009) de Lílian Lopes Martin da Silva, apresenta vários assuntos referentes à aula de Biblioteca de Classe que é uma nova concepção de ensinar a leitura na qual, a acumulação de competências, a percepção, a fluência e a capacidade de opinar não sejam elementos prioritários no que diz respeito ao ato de aprender a ler.
A Biblioteca de Classe cogita para que esta se torne um espaço/tempo apoiado nas normas curriculares, permitindo que educadores e alunos sigam caminhos diversos pelos livros e pela leitura, aprimorando aquilo que é essencial para os sujeitos, ou seja, a prática de leitura. Batista e Galvão destacam no artigo dois modelos de leitura