leitura e produção de texto
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Trabalho apresentado na disciplina de Leitura e Produção de Textos, do 1º semestre do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera.
JARDIM – MS
JUNHO 2013
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ler é considerado uma das formas mais eficazes de desenvolvimento dos indivíduos, e para compreensão dos sentidos dos diferentes tipos de linguagens disponíveis o individuo necessita estar apto. Entende-se leitura como um processo interativo, porque se acionam e interagem os diversos conhecimentos do leitor a todo o momento para chegar-se a compreensão do que se lê e assim a cada nova leitura o leitor consegue ter uma maior interatividade, um processamento do assunto, ocorrendo o diálogo entre os textos e as experiências do leitor. A concepção de leitura é assim entendida, segundo Koch (2010, p.10) como a atividade de captação das idéias do autor, a interação autor-texto-leitor.
Quando o aluno utiliza a leitura como prática sociocultural, de suas diferentes linguagens, ele deixa de ser mero reprodutor de conhecimento e passa a ser o sujeito da ação e a intervir no mundo, dessa forma a leitura é também um processo de emancipação do individuo. A escola continua sendo a principal formadora de leitores, o professor e o aluno são os principais atores desse processo, o professor deve estimular a leitura fazendo o aluno perceber que ela faz parte do seu cotidiano e é uma das ferramentas capazes de levar o individuo ao desenvolvimento de várias habilidades, e para isso ele deve ser um leitor assíduo, servindo como exemplo.
A leitura é uma atividade complexa, que envolve o sujeito inteiro: seu cotidiano, sua memória, seus interesses, suas curiosidades, suas intimidades, seus segredos e afetos, conforme cita Lílian Lopes Martin da Silva, em seu artigo, mostrando que a leitura deve transportar o leitor para uma transgressão de tempo, de espaço, de sentido, de