Leitura e Produção de Texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.
GABRIELA DOS REIS DE SOUSA RA: 6946454665
KERLEY DE OLIVEIRA AFONSO RA: 6728283649
MARCELA PERPÉTUA GRAVA RA: 6787353848
NIVEA FERNANDES SANTORO RA: 7117496616
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa.
SÃO PAULO
2013
CONCEPÇÃO DE LEITURA
Leitura é a construção decorrente da interação emissor/receptor, é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc.. Existem diferentes modos que definirão uma concepção de leitura, variando conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido:
FOCO NO AUTOR
O texto é visto como um produto do pensamento do autor. A leitura é entendida como uma atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Concepção de língua como representação do pensamento – sujeito dono de sua vontade.
É aquela leitura em que a concepção de língua é a representação do pensamento. O sujeito é um ser psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. É como um ego que constrói uma representação mental. O leitor tem que captar o sentido que o autor pretende informar, o leitor é passivo e o sentido está totalmente centrado no autor. A leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
FOCO NO TEXTO
O texto é produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor, bastando a este o conhecimento do código utilizado, reconhecimento do sentido das palavras e