leitura e produção de texto
SÃO GONÇALO/RJ
2013
INTRODUÇÃO
Neste estudo mostraremos o conceito de leitura com uma proposta de direcionar as práticas pedagógicas a um ambiente em que o indivíduo tenha liberdade em transitar por diversas formas de textos e assim poder construir sua própria identidade como leitor. Encontraremos também instruções de como alcançar este objetivo através do estimulo à leitura em sala de aula, bem como, a apresentação de textos com gêneros variados para exemplificar e esclarecer como é formado cada tipo de texto apresentado. Finalizando poderá observar que, com base em tudo que será tratado, conterá, ao final, citação quanto a implantação da nova ortografia, que traz mudanças que tendem a facilitar o entendimento da língua portuguesa nos países que compõem a CLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Concepção de leitura
Na atual configuração da sociedade, e especificamente no contexto escolar, o ato de ler e o desenvolvimento da leitura encontram-se defasados, desinteressantes e desprazerosos, onde muitas vezes a leitura perde o seu papel que é o de formar e construir pensamento crítico com o qual o leitor pode, por meio dele, intervir no seu contexto e/ou usufruir de um universo que os textos oferecem.
Com uma enorme variedade de gêneros, a noção de texto ultrapassa o próprio limiar de seu significado, isto é, como a própria significação, pode-se encontrar variadas categorias de texto, já que o mesmo é parte do cotidiano da sociedade.
Sendo assim, […] “pode-se definir texto, hoje, como qualquer produção linguística [sic.], falada ou escrita, de qualquer tamanho, que possa fazer sentido numa situação de comunicação humana, isto é, numa situação de interlocução”. (COSTA VAL, 2004, p. 113).
Já por concepção de leitura identificamos 3 principais modelos que seriam a concepção por foco no autor onde o texto é resultado da sua representação mental e o leitor tem