leitura e produção de texto
Na busca da compreensão da leitura existem perguntas tais como: O que é a leitura? Qual a sua utilidade? Que competências podem ser desenvolvidas através da prática da leitura? Para responder todas essas dúvidas é necessário considerar os diferentes tipos de concepção da leitura, de texto e de sentido.
A concepção de leitura tem como interação autor- texto- leitor, onde as experiências do leitor são consideradas, e a leitura exige conhecimento além do código linguístico, pois cabe ao leitor através das sinalizações textuais dadas pelo autor construir o sentido do texto. Nessa concepção o leitor é um sujeito ativo que pode completar, adaptar, concordar ou discordar com as idéias do autor. Essa atividade envolve seleção, antecipação, raciocínio e verificação, o que permite ao leitor conduzir e controlar seu próprio processo de leitura. Esses procedimentos são chamados estratégias de leitura, e através dessas estratégias que se realiza a construção de sentido do texto.
São os objetivos do leitor que vão determinar o tempo de leitura, a intensidade de atenção e a sua interação com o texto. Existem leituras que são feitas obrigadas, outras porque são prazerosas, umas apenas para transmitir informações como jornais e revistas, e ainda aquelas que simplesmente aparecem diante dos olhos do leitor como outdoors e panfletos.
No atual momento da educação, a leitura mostra como cada um pode ter diferentes interpretações, através da prática de ler para o colega e partilhar informações. Até as cores, formas, texturas e figuras dos livros revistas ou jornais revelam que cada leitor pode descobrir diferentes vivências nas páginas. A leitura e a escrita deixaram de ter um objetivo instrucional ou puramente escolar para ter usos, funções e significados sociais.
Através da leitura desenvolve-se competências como, boa desenvoltura na fala e aumento de vocabulário, e, também, capacidades como trabalhar em grupo, respeito, coragem e gentileza, que