Leitura e produção de texto
CURSO SUPERIOR DEPEDAGOGIA
DICIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ROSIMEIRE LOPES DA SILVA FARIAS
GOIÂNIA
25/05/2012
UNIVERSIADE ANHAGUERA UNIDERP GOIÂNIA
ROSIMEIRE LOPES DA SILVA FARIAS
Leitura e Produção de Textos
Trabalho referente à disciplina de Leitura e Produção de Textos do 1° período do Curso de pedagogia Conceito de Leitura e de Texto. Tipologia Textual. Gêneros Textuais. Desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura e escrita: mecanismos de coerência e coesão. Abordagem à nova ortografia. " professor a" __ Rosemeire Lopes da Silva Farias.
Goiânia-GO
2012
Introdução
O ato de ler transcende reles sinais gráficos e transformam imediatamente o executor da ação Palavras podem ser facilmente aprendidas, desde que o leitor possua o conhecimento prévio e mínimo para tal fato. Mas compreende-las tornam-se necessários conhecimentos mais profundos, tantos gramaticais quanto de visão de mundo. Conhecimento de regras é algo comum entre leitores, mas bagagem cultural não, o que aprendi no decorrer de minha vida não é igual ao que ninguém até hoje aprendeu.
Os Gêneros Textuais são infindáveis, mas estamos em contato com eles a todo o momento, seja na leitura de um gibi, um jornal ou também em uma revista. Tenhamos como exemplo a Revista Época, em sua edição de abril deste ano. Nela o leitor poderá encontrar alguns gêneros bastante comuns, são eles: um TEXTO EXPOSITVO sobre “Os 10 Hábitos dos Animais”; um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o caso menino brasileiro/americano Sean; uma ENTREVISTA com Karen Buglisi, presidente da Mac; um EDITORIAL e um RELATO de uma experiência vivida. As identificações de certos gêneros são fáceis, isto caso eles façam parte do cotidiano do leitor, em caso de negativa é necessário o conhecimento das estruturas que compõem cada gênero textual.
A leitura não está