Leitura e produção de texto
Concepção de leitura
Moita Lopes (1996/p2) nos remete a uma análise sobre 3 concepções de leitura na primeira concepção a leitura é entendida como processo de decifração da escrita, ler é identificar sinais gráficos; o som e o sentido. A leitura é a decifração da escrita.
Na segunda a leitura é entendida como processo de compreensão adotando aspectos cognitivos pelos quais extraímos o sentido do texto.
Na terceira a leitura é entendida como processo de interpretação, é um fenômeno social. Ler é interpretar com os próprios olhos a partir de uma experiência pessoal.
Estratégias de leitura Dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto, assim os procedimentos adotados por cada um se diferenciam uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma. Dicas de táticas de leitura para despertar interesse e incentivo a leitura; ler em voz alta, exposição de pensamentos, representação visual dos acontecimentos.
Leitura e produção de sentidos
A interação autor- texto- leitor. Leitura é a atividade de produção de sentido, o leitor faz um trabalho ativo de compreensão interpretação a partir de seus objetivos de seu conhecimento sobre o autor de tudo que sabe sobre a linguagem. Para construir sentido o leitor se vale de estratégias; seleção e antecipação inferência e verificação para dar sentido ao que se Le.o leitor precisa processar criticar contradizer avaliar a informação diante de si.
Sites pesquisados istacalp. Blogspot .com 2010/ aula 2 de leitora e produção
Alunos online. com .br/ português estratégias de leituras