Leitura e produção de texto
CURSO DE LETRAS VII
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA VII
BOCAIÚVA2010
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA VII
Trabalho apresentado ao Curso de LETRAS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa VII].
Tutor eletrônico: Ana Cristina Perusso
Tutor de sala:Ivanete Silva Ferreira
Orientador: Professores: Marcelo Silveira
BOCAIÚVA 2010
TEXTO-1
Piada:
Luizinho, do que você tem mais medo da mula-sem-cabeca fessora mas, Luizinho, a mula-semcabeca não existe é apenas uma lenda você não precisa ter medo mariazinha do que você tem mais medo do saci-pererê fessora mariazinha o saci-perere também não existe é somente outra lenda você não precisa ter medo e você Joãozinho do que tem mais medo do Malamém fessora
Malamém nunca ouvi falar quem é esse tal de Malamém quem é eu também não sei fessora mas toda noite minha mãe diz na oração não nos deixes cair em tentação mas livrai-nos do Malamém.
TEXTO-2
Entrevista
“Os ateus são mais inteligentes”
O cientista afirma que as pessoas de Q.I. mais alto tendem a questionar a existência de Deus.
Entrevistado: Richard Lynn, pesquisador britânico.
ÉPOCA – Por que o senhor diz que pessoas inteligentes não acreditam em Deus?
Richard Lynn – Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior (um Q.I. médio varia de 91 a 110). Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade. O estudo que será publicado reuniu dados de diversas pesquisas científicas. E posso afirmar que é o mais completo sobre o assunto.
ÉPOCA – Segundo seu estudo, há países em que a média de Q.I. é alta, assim como o número de