leitura e producao de textos
O discurso é um dos principais meios da comunicação, é através dele que a pessoa pode expor suas ideias perante a sociedade. O termo pode ainda ser definido como um conjunto de informações que precisam ser transmitidas de forma clara e coerente, com base na organização dos pensamentos.
Aristóteles elaborou muitas teorias para a comunicação, ele procurou entender através dos seus estudos como esse processo funciona. O discurso pode usar diferentes tipos de linguagem, assumindo o sentido de argumentação, persuasão e demonstração.
Entender o conceito de discurso é algo muito importante, afinal, é com base nele que vamos adquirir o conhecimento necessário para discursar em público. O discurso se baseia no raciocínio e na assimilação de pensamentos, o receptor dessa comunicação precisa entender o contexto para que a atividade possa ser considerada bem sucedida.
Conceito de Discurso
O termo discurso pode ser definido, do ponto de vista linguístico, como um encadeamento de palavras, ou uma sequência de frases segundo determinadas regras gramaticais e numa determinada ordem de modo a indicar a outro que lhe pretendemos comunicar/significar alguma coisa.
O termo discurso pode também ser definido do ponto de vista lógico. Quando pretendemos significar algo a outro é porque temos a intenção de lhe transmitir um conjunto de informações coerentes - essa coerência é uma condição essencial para que o discurso seja entendido. São as mesmas regras gramaticais utilizadas para dar uma estrutura compreensível ao discurso que simultaneamente funcionam com regras lógicas para estruturar o pensamento.
Funções do Discurso
Os discursos desempenham diversas funções, assumem várias modalidades e utilizam diferentes estilos de linguagens e estilos. Um discurso político, por exemplo, tem uma estrutura e finalidade muito diferente do discurso religioso, filosófico, científico ou publicitário. Alguns discursos orientam-se sobretudo para a demonstração,