Leitura e os sentidos do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
POLO: RIBAS DO RIO PARDO/MS
PEDAGOGIA - 1º Semestre/2011
Leitura e Produção de Textos
Professor EAD
Ma. Profª Adriana Amaral flores Salles
Ma. Profª Rosemeire Lopes
Anderson Maruyama do Reis RA 286932
Ilka Pereira Ferreira Barreto RA 305828
Maria Aparecida Matos RA289006
Priscilla Pereira Ribeiro RA: 286925
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Junho/2011 1. Ler e compreender os sentidos do texto
a)-Concepção de Leitura
A Leitura é uma atividade essencial na nossa vida, deve fazer parte do nosso cotidiano. Objetivando compreender um pouco mais sobre essa atividade e sua importância, abordaremos algumas concepções de leitura.
Foco no autor: Nessa concepção a leitura é entendida como atividade de captação das idéias o autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósito constituídos sociocognitivo-interacionalmente.O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.
Foco no texto: a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. Se na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor: nesta concepção a leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. Assim, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Na leitura de um texto exige