LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Um dos motivos mais intrigantes atualmente o Brasil tem vivenciado é a polemica do alto custo da copa 2014, constrangimento tal para um país tão precário de grandes outras necessidades se esbanjar tantos recursos com coisas superfulas em quanto reais necessidades são esquecidas e até mesmo desprezadas, tal desajuste de consciência tem provado na massa do povo brasileiro a necessidade de protestos ou na verdade um grito de socorro, um desabafo.
Sabemos que nosso Brasil é um país de desigualdades e por se tratar de desigualdade social, o Brasil é comparado até mesmo aos países mais pobres da África. Um grave sintoma desse fenômeno social é revelado pela disparidade na qualidade da educação, se comparados o ensino público e o privado.
Sabe-se perfeitamente que as condições físicas, institucionais e até curriculares das escolas públicas são lastimáveis, onde a exemplo disto assistimos, diga-se de passagem, á cruel e real situação de diversas escolas brasileiras, matéria apresentado pelo Fantástico, onde muitos que assim assistiram ficaram chocados, horrorizados com o que assim viram o que não passa da mais pura realidade, do país do futebol, onde ser analfabeto ou até mesmo com baixa escolaridade, torna-se craque de futebol, basta ter talento e habilidade com os pés. Se o ensino oferecido pelo estado e município não propicia nem mesmo a aprovação em vestibulares, também se torna duvidosa a sua competência em proporcionar consciência política e social aos estudantes, a fim de torná-los cidadãos.
O mesmo não ocorre em colégios cuja administração é privada. Atualmente, paga-se caro para frequentar uma instituição de ensino particular, contudo o aluno usufrui de uma estrutura que o ampara em suas necessidades, no que se refere ao aprendizado.
O que geralmente não se leva em consideração é que muitos professores do ensino público lecionam com louvor em instituições privadas. Certamente, porque gozam