Leitura e escrita
Questão 1
Levando-se em conta que o objetivo de leitura determina os sentidos produzidos nesta, podemos aferir que: - na situação "a", pressupondo um internauta geral, com o intuito apenas de entretenimento, sua leitura será dispersa, indefinida, superficial, fragmentada e diversificada, tanto mais pela própria natureza do texto virtual (conforme MARCURSCHI, 2001).
- na situação "b", pressupondo um aluno comprometido com o aprofundamento de seu estudo, sua leitura será orientada, predefinida, vertical, contínua e específica, tanto mais pela própria natureza do texto científico.
Questão 2
Os conhecimentos prévios colaboram para a construção do sentimento entre o que o escritor objetivou transmitir e o leitor abstraiu e entendeu de um texto. No texto “o porco passado a limpo”, faz-se necessário acionar os conhecimentos prévios a parte do próprio título, pois ele suscita como uma das partes, de que o texto estaria falando de um porco que estava sujo e teria sido limpo, caso o leitor não possua o conhecimento do que seja duplicidade de sentido de uma expressão. Muito além do conhecimento prévio apresentado, o leitor acionaria os conhecimentos enciclopédicos ou de mundo para compreender o que está escrito. O conhecimento textual para identificarmos a organização do texto e percebermos o objetivo do gênero textual. Dado os já citados como os demais (linguísticos, intertextual, e contextual) são necessários para interpretarmos o sentido de um texto.
Questão 3
Revista Época, abril de 2012, edição nº 726.
Atividades pré-textuais:
- Capa: Traz, como reportagem principal, o artista Paul McCartney, em seu tributo à música brasileira, com falas do cantor distribuídas pela capa, em uma espécie de reportagem “âncora”, ou seja, aquela que atrai os leitores. No canto superior, apresenta outras reportagens.
- Contracapa: Propagandas de anunciantes, como o Banco Bradesco, Volkswagen, entre outros.
- Sumário: Descreve as seções e suas reportagens,