Leitura e escrita na escola
4.1. Tema: Leitura e Escrita na Escola
4.2. Turma: 4 a 6 anos.
4.3. Duração: 40h
4.4. Justificativa:
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.
A parceria da palavra com a imagem da literatura possibilita a sensibilização do ser poético na infância. Com isso, os leitores iniciantes costumam folhear livro, revistas, procurando ler imagens e criar enredos de acordo com a sua capacidade criadora. Nesse momento lúdico do ato de ler, é preciso sempre um ambiente aconchegante, afetivo, envolvendo-se numa disponibilidade de emoções.
A leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea.
4.5. Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno conhecimento, desenvolvimento, cultura, tendo o professor como mediador nesse processo de apropriação do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento das capacidades lingüísticas e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita.
4.6 Objetivos Específicos:
Desperta no aluno o prazer pela leitura e escrita, como processo de busca, interatividade, descobrimentos. Ampliando seu conhecimento de mundo,desenvolvimento da oralidade e nível cultural. Com a ajuda da escola e participação da família que devem estar voltadas para cada conquista da criança, dando estímulo, instigando-a a romper barreiras e aprender mais.
Desenvolvendo habilidade de ouvir e escutar.a criatividade, o senso crítico.
Ampliar o vocabulário, identificar elementos que compõem a história, explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais.
4.7. Referencial Teórico do Projeto:
Paulo Freire – “A leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo”.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas