LEITURA, RESUMO E ANÁLISE DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE: MACUNAÍMA
GUSTAVO BONOMO GUIMARÃES
LEITURA, RESUMO E ANÁLISE DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE:
MACUNAÍMA
SÃO MATEUS
2015
GUSTAVO BONOMO GUIMARÃES
LEITURA, RESUMO E ANÁLISE DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE:
MACUNAÍMA
Trabalho de Língua Portuguesa, o qual se refere á obra de Mário de Andrade, Macunaíma, submetido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Orientador (a): Profª Rivana Zaché Bylaardt
SÃO MATEUS
2015
Resumo
Mário de Andrade (Mário Raul de Morais Andrade) em São Paulo – SP, no dia 9 de novembro de 1893 e precocemente passou a atuar na esfera da poesia, da música, da critica literária e do folclore, onde minou vários contos e lendas que no futuro se tornaram parte de sua grande obra, o livro Macunaíma. O enredo deste, conta a própria historia do anti-herói Macunaíma, e suas aventuras por todo o Brasil revelando diversos mitos e lendas do folclore de uma forma humorada, ou as vezes, não.
Tal livro possui um tipo de linguagem oral, ou seja, diversas falas dos personagens são escritas do modo que são faladas. O foco narrativo é em terceira pessoal e a historia se passa no século XX, mas é predominante o tempo mítico, onde as lendas e mitos não se adéquam a cronologia tradicional. Macunaíma cruza estados num piscar de olhos! Cenário é composto da Selva Amazônica, onde o anti-herói nasce, São Paulo, momento de reflexão, e em vários outros lugares pelo Brasil, na caçada de sua “pedra” perdida.
Os principais personagens são: Macunaíma (é claro), Maanape, Ci, Vanceslau Pietro Pietra, Ceiuci e a Princesa. Muitas revira-voltas e aventuras malucas pelo folclore brasileiro marcam esta bela obra, não a perca!
Palavras – chave: Mário de Andrade. Macunaíma. Análise.
Resumo da Obra Macunaíma nasce as margens do rio Uraricoera