leitura resenha
Concepções de escola ensino e aprendizagem
A aprendizagem é motivada por um interesse, uma necessidade de saber, um bom caminho a seguir é compreender que além dos aspectos cognitivos, a aprendizagem envolve aspecto afetivo- relacional.
Existem também dois tipos de conceito o (autoconceito) que constrói o conceito de você mesmo e a ( autoestima) onde é relacionada ao equilíbrio emocional, os dois influenciam a forma como o aluno constrói sua relação com os outros e com o conhecimento.
Segundo Solé para uma pessoa se envolva em qualquer atividade de leitura é preciso que ela se sinta capaz de ler. A leitura na qual temos controle relendo, parando para saboreá –la ou para refletir.
A leitura é um processo de intuição entre o leitor e o texto, há a necessidade de sempre haver um objetivo para guiar a leitura,ou seja, para que lemos sempre para uma finalidade.
A autora ressalta que o leitor constrói o significado do texto. “ O significado que um escrito tem para quem ler não é uma tradução ou resposta oportuna, mas sim uma construção que abrange o texto.”
Para ler é preciso dominar as habilidades de decodificaçãoe aprender as distintas estratégias que levam a compreensão, ou seja,, um processo constante de emissãoe verificação de hipóteses que leva a construção e compreensão do texto.
A leitura na escola não se estabelece na condição do método, mas na própria conceitualização do que é a leitura e da forma como os professores veem ou avalia.
A partir do ensino médio, a leitura é um dos meios mais importantes na escola para a consecução de novas aprendizagens, isto não significa não insistir no ensino como um todo.
A Leitura no ensino médio tem dois caminhos dentro da escola, esperar que crianças e jovens aperfeiçoe sua habilidade, adquirindo o hábito de ler, o outro caminho buscarão novos conteúdos de aprendizagem, nas várias áreas do conhecimento que formam a grade curricular da escola.
Cintia Ap. Mendes da Cruz Silva